No mês de setembro, Leila e Cris pediram Muffins para o Chá da Tarde, e claro, o pedido dessas duas é mais que uma ordem!
Fato é que a blogueira aqui nunca tinha preparado um Muffin na vida, portanto haviam 2 questões a serem resolvidas: o Muffin em si e encontrar uma boa receita.
Fiquei mirabolando algo que pudesse ser diferente, interessante e delicioso e decidi fazer um Muffin de Caipirinha de Capim Santo. Bom, quem acompanha o blog já sabe que sou uma fã incondicional de capim santo, nas mais variadas versões.
Parti então para a parte principal, encontrar uma boa receita.
Não perdi tempo e pedi logo ajuda daquela que para mim é uma das maiores autoridades no assunto Muffin: Valentina do Trem Bom. Ela, incrivelmente fofa como sempre, mandou-me não uma, mas sua melhor receita, que eu adaptei para chegar no seguinte resultado:
Ficou simplesmente delicioso, macio, úmido, leve, pouco doce, ou seja, perfeito, como não poderia deixar de ser, pois vindo de Valentina...
MUFFIN DE CAIPIRINHA DE CAPIM SANTO
- +- 20 folhas de capim santo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 ovos grandes (usei 3 pequenos)
- 1 xícara de sour cream (usei 1/2 de leite e 1/2 de creme de leite fresco)
- 1 colher (chá) leite
- 2/3 xícara de açúcar
- 8 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1/2 cálice de cachaça
Coloque 12 forminhas de papel dentro da forma de muffin.
Lave as folhas de capim santo e bata no mixer ou liquidificador com o leite (1/2 xícara) até ficar bem verde. Passe por uma peneira e reserve o líquido e os fiapinhos de capim santo.
Em uma tigela grande misture a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela menor misture os ovos, o creme de leite, o leite batido com o capim santo, o açúcar, a manteiga, a cachaça e a baunilha.
Adicione a mistura líquida à seca e mexa ligeiramente com um garfo somente até incorporar. Não é para bater como se fosse bolo, se bater demais a massa vai ficar pesada.
Divida a massa entre as forminhas, de maneira que não ultrapasse 2/3 da forma, e coloque para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que, enfiando um palito de dente o mesmo saia limpo.
COBERTURA
- açúcar
- cachaça
Coloque em uma xícara uma quantidade de açúcar e metade dessa quantidade de cachaça e mexa bem para ficar um creminho. Não é para ficar nem muito mole nem muito duro, tem que escorrer ao levantar-se a colher mas não deve estar muito ralo. Acrescente um pouco dos fiapos de capim santo reservados, para dar mais sabor e colorir.- açúcar
- cachaça
Espalhe essa caldinha por sobre os muffins assados, ainda quentes.
Rendimento: 12 Muffins de comer rezando!
10 comentários:
Minha amiga, adorei! Como tudo que vc faz.. super capricho!
Super beijo, Glau
Esta receita é, de fato, diferente!
Ficou com uma cor linda!
Boa sorte! :)
Renata, voce e muito caprichosa. deu um enlarge na foto e ficaram lindos os muffins com a decoracao. e a ideia, bah..nem falo nada .desde que vc me falou fiquei com ela na cabeca. so te dei a receita amiga mas a criatividade e fantastico resultado sao todos meritos seus.show!!
ficaram lindos, eu só tomo o chá de capim santo, queria achar para fazer essas receitas, vou qualquer dia desse andar pelo bairro para achar.
Bjs
Estou aqui imaginando o sabor.... devem ser rdeliciosos! E ficaram lindos, uma graça! Parabéns!
Beijinhos
Rê, que maravilha. Também , reunir você e a Tina só podia dar nisso, criatividade, delicadeza e inovação. Lindo, lindo. Boa sorte. Bj grande.
Muito boa apresentação. Gracinha!
Bjs.
Tive que ir ver o que era capim santo eh eh
Afinal é erva cidreira e eu já estava a pensar que era algo bem mais complicado. Adorei a cobertura... cachaça, uiii! Deve ficar delicioso ;)
Que interessante!!!
Muito criativos e lindos!! Parabéns! Beijos!
Postar um comentário