quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

MANJAR DE COCO

Branco é a cor do Ano Novo.
Portanto o primeiro doce do ano tinha que ser branco.
E nada mais branco que Manjar de Coco.



Confesso que desde pequena nunca fui uma apreciadora de manjar de coco, por isso o aboli totalmente da minha vida. Nunca havia pensado em preparar, e quando tinha em algum lugar, não me apetecia comer.

Mas ano passado (rs) me pediram para fazer um Manjar para a Ceia do Reveillon, e não me restou outra alternativa a não ser tentar preparar o melhor Manjar para que todos gostassem, inclusive eu.

Comecei a pensar no porque de não "gostar" de Manjar de Coco, e suspeito que, muito provavelmente, os manjares que eu comi na vida tenham sido feitos com leite de coco de vidro.

Abro aqui um parênteses para falar sobre coco:
Sou adepta de muitas coisas que facilitam a nossa vida na cozinha, mas com coco sou purista. Concordo que em algumas preparações o leite de coco de garrafinha atenda bem... ou mesmo seja fundamental o seu uso em lugares aonde não se encontre um belo coco seco de verdade. Mas para quem tem acesso ao coco natural, e para preparações especiais, qquer trabalho a mais vale a pena pela incrível diferença no resultado final.



E se meu Manjar tinha que ser precioso, essa era uma premissa da qual não podia abrir mão: coco seco natural.

Precisava então de uma receita boa, testada e infalível, afinal não teria tempo para testar e ajustar, e não podia fazer feio na ceia...

Recorri aos blogs amigos, que é a maneira mais segura de se ter uma boa receita. Encontrei a receita da Axly do Cozinha Temperada e achei que fosse perfeita, exatamente o que eu estava procurando.

Segui tudo à risca. Minha única alteração foi untar a forma com um pouco de óleo de girassol para garantir que desenformasse bem.

O resultado foi muito melhor do que eu esperava: um manjar lindo, branquíssimo, grande e brilhante... firme, porém macio e cremoso... dulçor perfeito, muito saboroso e ainda com pedacinhos de coco. UM LUXO!!!






MANJAR DE COCO

- 2 cocos secos inteiros (com a água)
- 1 litro de leite
- 1 lata de leite condensado
- 5 colheres de sopa de amido de milho
- 1 pitada de sal
- óleo de girassol para untar (ou qquer outro com sabor neutro)

Para preparar o coco: compre na feira, no sacolão ou no supermercado dois cocos secos, escolha os que tenham mais água dentro (chacoalhe para descobrir). Chegando em casa, encontre os "olhinhos" na casca do coco e fure-os com a ponta de uma faca, tire a água e reserve. Coloque os cocos numa assadeira e ponha no forno quente por alguns minutos para facilitar na hora de abrir. Tire os cocos do forno, espere esfriar um pouco e bata com um martelo ou jogue-os no chão para abrir. A polpa branca vai sair facilmente da casca grossa e irá restar apenas uma pelinha marrom que você tira facilmente com um descascador de legumes. Parece complicado e trabalhoso, mas não é, e repito, vale super à pena.

Lave bem a polpa branca e bata no liquidificador com a água dos cocos previamente reservada. Coe o líquido numa panela e reserve o coco picado.
Dissolva a maizena em 1 pouco de leite e adicione à panela, acrescente os demais ingredientes (exceto o óleo) e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar.

Unte uma forma de pudim grande com óleo e retire o excesso com papel toalha. Despeje o manjar na forma, espere esfriar e coloque na geladeira. Aguarde algumas horas para endurecer bem. Para desenformar, passe uma faca sem ponta por toda a volta do manjar, coloque um prato grande sobre a boca da forma e vire de uma vez.

Se quiser fazer uma calda de ameixas coloque em uma panela 1 xícara de açúcar, 2 de água e algumas ameixas e deixe ferver até mudar de cor e engrossar um pouco. Sirva sobre o manjar.




Por fim, peço desculpas a todos que por aqui passaram nos meses de novembro e dezembro e não encontraram nenhuma atualização, mas passei por um fase muito intensa de trabalho, maior do que o normal, que me deixou absolutamente sem tempo.


DESEJO A TODOS UM 2009 INCRÍVEL!!!

20 comentários:

ameixa seca disse...

Uau Renata! Ficou super lindo com a florzinha a dar o toque cheio de estilo :)
Voltou em grande! Belo começo de ano ;)
Feliz 2009!

Anônimo disse...

Seja bem vinda de volta!
E não se esuqeça: eu AMO manjaaaaaaaaaaaar!
Te amo!
Beijos

Glau disse...

Reee, eba! vc voltou! mta saudades de vc, das suas preparações, das suas fotos!

2009 com tudo!
Um beijão, Glau

Claudia Lima disse...

Eu adoro manjar, mas feito assim nunca provei. Deve ser realmente fantástico. Côco puro é outra coisa. Vale mesmo a pena um pouquinho mais de trabalho.
A foto tb ficou linda!
Feliz Ano Novo!
Bjs :)

Gina disse...

Estava sentindo falta de seus posts, mas tem hora que fica apurado, sobretudo no final de ano, não é?
Diria que esse é um manjar dos deuses, rsrs!
Bjs e um ótimo ano!

Bergamo disse...

Renata,
Essa semana mesmo estava pensando: meu Deus, será que ela volta?? Até perguntei para a Glau se ela sabia alguma coisa sobre o seu paradeiro..rsrsrs
Adoro manjar e curto muito o seu blog!!
Um feliz 2009!!!
Bergamo

Ba disse...

Renata, que delícia essa receita, até eu que também não sou das maiores fãs de manjar de coco fiquei morrendo de vontade de provar!
Estou aprendendo a acreditar nas observações "É fácil, acredite!", o que já é um passo a mais para que eu prove essa maravilha.
Beijos

Renata Barreto disse...

Ameixinha, obrigada e feliz 2009 para vc tbém! Bjkas

Tati, não sabia q vc gostava de manjar, vou fazer um só para vc então. Tbém te amo!

Glau querida! Saudades de vc tbém amiga, qdo voltar pra Sampa quero te ver, colocar o papo em dia!
Bjkas

Claudinha, sem dúvida é outro papo com coco natural... feliz 2009 para vc tbém. Bjs

Gina, obrigada e vc tem razão, manjar dos deuses (adorei!). bjs

Bergamo, é muita honra para mim vc gostar do meu blog... fico toda cheia! super obrigada! um feliz 2009 para vc tbém! bjs

Ba, se conselho valer de algo eu te digo: arrisque... vc nunca vai ser arrepender. Obrigada pela visita e volte sempre. Bjs

Téia disse...

AÊEEEEE!!!! You came back!!!!!! Some não Rê, nós sentimos muuuito sua falta. Ah, manjar, não é a toa que é chamado de "dos Deuses", a minha receita é quase igual e posso atestar que fica maravilhoso. UM 2009 especial para você. Bj querida.

Valentina disse...

Re, coloquei um comentario aqui antes e nao saiu. volto e coloco outro pois so teimosa. estava morta de saudades de voce. e voltastes arrasando. no teu estilo maravilhoso. as fotos ficaram lindas, bem no estilo do ano novo - brancas. gostei muito do post também.

Valeria disse...

Renata querida Adorei esse manjar dos Deuses .que deliciura !!!
Quero aproveitar e Desejar a voce e a todos os seu entes queridos um Maravilhoso 2009 !!!!
E vamos começar com o Branco pra trazer muita Paz!!!
Bjs

Rosi disse...

Renata, tudo bem? Amo manjar,com ou sem coco. Seu blog é lindo, receitas e fotos divinas, parabéns! Vou adicioná-la na minha cozinha, ok? Ótimo 2009, muita saúde e mesa farta ;)

Eli disse...

Renata um luxo só essa receita, também te desejo um 2009 cheio de coisas boas, e fiquei muito feliz em ver que está de volta!


www.saboresdalica.blogspot.com

A Dona da Cozinha disse...

Oi Rê, quanto tempo!!!!Que bom que está de volta.
felicidades para 2009, muita paz e menos trabalho [haha]
me deu uma vontade de fazer esse manjar!!parece maravilhoso mesmo!!
b-jokas,Paula

Odete disse...

As fotos estao lindas!
Esta sobremesa e a preferida e a mais pedida por nossos amigos daqui.
Feliz 2009 p/ ti.
Bjs

Isabel (pipoka) disse...

Seja bem regressada! Já estava com saudades suas! Na verdade, eu também tenho andado desaparecida...

beijos e Bom ano

Luciana B. disse...

Re, que bom que você voltou, e em grande estilo... O manjar ficou INCRÍVEL!! Beijos e bom 2009 para você.

Renata Barreto disse...

Teia, saudades de vc tbém garota! Sumo mais não, pode deixar... feliz 2009 para vc tbém. bjkas

Tina, seus comments me deixam nas nuvens... saudades!

Valéria, obrigada pela mensagem, um super 2009 para vc tbém.

Rosi, vou dar uma espiadinha na sua cozinha já! obrigada e volte sempre. bjs

Lica querida, obrigada pelo carinho, feliz 2009 para vc, tdo de melhor! bjão

Paulinha, faz q vc não vai se arrepender, te garanto! bjão querida.

Odete, obrigada e feliz 2009 para vc tbém. bjs

Pipokinha, saudades de vc tbém, viu? um ótimo 2009 para vc! beijão!

Lu, obrigada pelas palavras! feliz ano novo para vc!!! bjs

Luciana Macêdo disse...

O manjar feito com a fruta in natura fica muito mais saboroso, da um trabalhinho mas como você disse vale a pena, o resultado está nas fotos. Agora é só fazer.
Feliz retorno à cozinha.
Bjs!

Anônimo disse...

Benvinda, minha filha querida, ao seu blog, abrindo 2009 em grande estilo. Eu, como boa nordestina que sou, adoro manjar e sempre que os preparei, na sua infância, foi com coco "in natura". Mas posso garantir que nenhum JAMAIS teve este glamour que aparece na foto. Parabéns. Quero provar e aprovar.
Beijo,
Lana

Blog Widget by LinkWithin