quinta-feira, 25 de setembro de 2008

MUFFIN DE CAIPIRINHA DE CAPIM SANTO


No mês de setembro, Leila e Cris pediram Muffins para o Chá da Tarde, e claro, o pedido dessas duas é mais que uma ordem!

Fato é que a blogueira aqui nunca tinha preparado um Muffin na vida, portanto haviam 2 questões a serem resolvidas: o Muffin em si e encontrar uma boa receita.

Fiquei mirabolando algo que pudesse ser diferente, interessante e delicioso e decidi fazer um Muffin de Caipirinha de Capim Santo. Bom, quem acompanha o blog já sabe que sou uma fã incondicional de capim santo, nas mais variadas versões.

Parti então para a parte principal, encontrar uma boa receita.
Não perdi tempo e pedi logo ajuda daquela que para mim é uma das maiores autoridades no assunto Muffin: Valentina do Trem Bom. Ela, incrivelmente fofa como sempre, mandou-me não uma, mas sua melhor receita, que eu adaptei para chegar no seguinte resultado:


Ficou simplesmente delicioso, macio, úmido, leve, pouco doce, ou seja, perfeito, como não poderia deixar de ser, pois vindo de Valentina...

MUFFIN DE CAIPIRINHA DE CAPIM SANTO

- +- 20 folhas de capim santo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 ovos grandes (usei 3 pequenos)
- 1 xícara de sour cream (usei 1/2 de leite e 1/2 de creme de leite fresco)
- 1 colher (chá) leite
- 2/3 xícara de açúcar
- 8 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1/2 cálice de cachaça
Coloque 12 forminhas de papel dentro da forma de muffin.

Lave as folhas de capim santo e bata no mixer ou liquidificador com o leite (1/2 xícara) até ficar bem verde. Passe por uma peneira e reserve o líquido e os fiapinhos de capim santo.

Em uma tigela grande misture a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela menor misture os ovos, o creme de leite, o leite batido com o capim santo, o açúcar, a manteiga, a cachaça e a baunilha.

Adicione a mistura líquida à seca e mexa ligeiramente com um garfo somente até incorporar. Não é para bater como se fosse bolo, se bater demais a massa vai ficar pesada.

Divida a massa entre as forminhas, de maneira que não ultrapasse 2/3 da forma, e coloque para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que, enfiando um palito de dente o mesmo saia limpo.

COBERTURA
- açúcar
- cachaça
Coloque em uma xícara uma quantidade de açúcar e metade dessa quantidade de cachaça e mexa bem para ficar um creminho. Não é para ficar nem muito mole nem muito duro, tem que escorrer ao levantar-se a colher mas não deve estar muito ralo. Acrescente um pouco dos fiapos de capim santo reservados, para dar mais sabor e colorir.

Espalhe essa caldinha por sobre os muffins assados, ainda quentes.

Rendimento: 12 Muffins de comer rezando!

10 comentários:

Glau disse...

Minha amiga, adorei! Como tudo que vc faz.. super capricho!
Super beijo, Glau

Claudia Lima disse...

Esta receita é, de fato, diferente!
Ficou com uma cor linda!
Boa sorte! :)

Valentina disse...

Renata, voce e muito caprichosa. deu um enlarge na foto e ficaram lindos os muffins com a decoracao. e a ideia, bah..nem falo nada .desde que vc me falou fiquei com ela na cabeca. so te dei a receita amiga mas a criatividade e fantastico resultado sao todos meritos seus.show!!

Unknown disse...

ficaram lindos, eu só tomo o chá de capim santo, queria achar para fazer essas receitas, vou qualquer dia desse andar pelo bairro para achar.
Bjs

Laurinha disse...

Estou aqui imaginando o sabor.... devem ser rdeliciosos! E ficaram lindos, uma graça! Parabéns!
Beijinhos

Téia disse...

Rê, que maravilha. Também , reunir você e a Tina só podia dar nisso, criatividade, delicadeza e inovação. Lindo, lindo. Boa sorte. Bj grande.

Gina disse...

Muito boa apresentação. Gracinha!
Bjs.

ameixa seca disse...

Tive que ir ver o que era capim santo eh eh
Afinal é erva cidreira e eu já estava a pensar que era algo bem mais complicado. Adorei a cobertura... cachaça, uiii! Deve ficar delicioso ;)

Agdah disse...

Que interessante!!!

Fabi disse...

Muito criativos e lindos!! Parabéns! Beijos!

Blog Widget by LinkWithin