Hj acordei com um gosto nordestino na boca. Juntei os ingredientes que tanto gosto e preparei esse prato que batizei de Leão-do-Norte em homenagem, logicamente, ao Lenine.
LEÃO-DO-NORTE
- 250g de feijão preto
- 1 1/2 xícara de arroz
- 2 linguiças calabresa apimentadas
- 1/4 de abóbora em cubos
- 1 cebola grande picada
- 6 dentes de alho picados
- 3 tabletes de caldo de legumes
- pimenta dedo-de-moça em rodelas (opcional)
- coentro a gosto
- sal e azeite
- 100ml de manteiga de garrafa (*)
Coloque o feijão na panela de pressão com água apenas e cozinhe por uns 10 a 15 min., ou até que fique macio. Tire o feijão da panela, descarte a água restante e reserve somente os grãos.
Na panela de pressão coloque as lingüiças em pedaços e frite em azeite, quando já estiver bem dourada acrescente o alho e a cebola e refogue bem. Adicione o arroz e continue a refogar. Coloque então as abóboras em cubos, os tabletes de caldo de legumes, 4 xícaras de água e tampe. Cozinhe por +- 15 min após o início da fervura, desligue o fogo, aguarde sair a pressão e abra a panela. Adicione o coentro, a pimenta e mexa. Incorpore os grãos de feijão e misture com cuidado para não amassar os grãos. Corrija o sal (se necessário). Por último acrescente a manteiga de garrafa e misture bem para acentuar o sabor nordestino. Pode ser substituída por manteiga comum, porém tenho que informar que não terá o mesmo sabor... E a manteiga de garrafa que usei veio diretamente de Recife, da terra de Lenine... mais típico impossível!
(*) Manteiga de garrafa é um tipo de manteiga, típica da região Nordeste do Brasil, que se mantém líquida em temperatura ambiente. É obtida pelo cozimento do creme de leite até que se evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata. É comercializada em garrafas. Fonte: Wikipedia
PURÊ DE BANANA
- 4 bananas (usei banana-maçã)
- suco de 1 limão
- 1 cebola pequena
- manteiga
- sal a gosto
Pique as bananas em rodelas e adicione o suco de 1 limão para evitar que fiquem pretas.
Refogue a cebola na manteiga, acresente as bananas com o suco de limão e deixe cozinhar com a panela tampada até amolecer. Termine de amassar com um garfo, adicione sal a gosto e sirva sobre o arroz.
(inspirado no purê do Panelinha)
Lenine, quer me conceder a honra de preparar esse prato ti? Tenho certeza que vais adorar...
Só tem uma condição: no final tens que tocar "O Homem dos olhos de Raio-X" pra mim...
Sonha sonha marcelino....
Buen Provecho!
5 comentários:
Este Leão do Norte está porreta! bj e boa semana
Ainda não conhecia teu blog! Vou voltar! :D
Adorei esta receita regional, pois conheço pouco da gastronomia brasileira (felizmente, já vou ficando mais informada com as visitas aos blogues brasileiros)
bjs
Ooolha... pro Lenine eu não sei se vai rolar de você fazer. Mas se quiser fazer pra mim, tô muito aqui, viu?!
Te amo, minha mestre cuquinha!
Beijos
Fiquei de olho neste puré de banana!
Postar um comentário