quarta-feira, 2 de julho de 2008

TORTA DE TOMATE CEREJA E CEBOLA

Como dito no post anterior, meus tomatinhos clamavam por virar torta... então fui em busca de uma receita. Mas queria que fosse A TORTA, afinal era um pedido tão especial...

Cheguei nessa e parei.

Não podia ter escolhido melhor, a torta é realmente incrível de sabor e facílima de fazer, até por quem não tem a menor prática. Ela só tem um problema... é pequena, alimenta apenas 2 famintos... portanto, se tiver mais gente em casa faça 2!

Essa torta tem também uma outra versão que é feita no processador e não usa forma de torta. Eu segui a primeira, mas vc pode fazer da maneira que achar mais adequada.




MASSA:

- 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de salsa fresca
- folhas de 1 galho de alecrim
- 100g de manteiga gelada em pedacinhos
- 1 ovo
- uma pitada de sal

Macere a salsa e o alecrim num pilão. Aqui já começa o prazer... o cheiro que as ervas exalam é delicioso. Em uma tigela grande peneire a farinha, junte as ervas maceradas, a manteiga e o sal. Com os dedos vá amassando até formar uma farofa úmida. Acrescente o ovo e continue a misturar até que fique homogênea. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


Enquanto isso prepare o RECHEIO:

- 2 colheres (sopa) manteiga
- 2 cebolas bem grandes em rodelas finas (ou 3 se forem pequenas)
- ¼ de xícara (chá) de vinho do Porto
- 1 colher (chá) de açúcar
- ervas a gosto (louro, salsinha, tomilho)
- tomates cereja (+- uns 15)
- folhas de manjericão
- 50g de queijo parmesão ralado (do bom!)
- Sal e pimenta do reino a gosto

Numa panelinha derreta a manteiga, junte as cebolas e uma pitada de sal e quando amolecerem, acrescente o vinho, o açúcar e as ervas. OJO: as cebolas vão ficar com uma cor rosada linda e muito adocicadas! Mantenha no fogo, mexendo de vez em quando até que fiquem quase caramelizadas. Adicione o sal e a pimenta do reino moída. Retire do fogo e deixe esfriar.
Corte os tomatinhos em fatias (+- 0,5cm) e reserve.


MONTAGEM:

Tire a massa do plástico, coloque sobre uma superfície enfarinhada e abra com um rolo (OJO: se não tiver um rolo, utilize uma garrafa de vidro (tipo cerveja) envolta em filme plástico) até que fique um círculo maior que a forma. Usei uma forma de torta de 20cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Coloque a massa aberta dentro da forma e acerte as bordas laterais. Espalhe a cebola já fria por todo o fundo da torta, por cima eas folhas inteiras de manjericão (no meu caso também da hortinha), espalhe então o queijo e por fim arrume os tomatinhos lado a lado até que cubra todo a a torta. Acrescente uma lágrima de azeite sobre os tomates, salpique sal e pimenta do reino e leve para assar em forno pré-aquecido por uns 30min ou até que as bordas fiquem firmes e douradas.

Retire do forno e sirva acompanhando uma saladinha verde...





Buen Provecho!

10 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Renata,

Essa torta deve ser mesmo maravilhosa! Aqui em Portugal estamos no Verão e é uma daquelas comidinhas que vem mesmo a calhar!

bjs

Anônimo disse...

Ei, você não quer voltar a morar em casa não?????
Te amo
beijos

Luciana Macêdo disse...

Acho que você já percebeu como adoro pratos salgados, esta torta está uma tentação...e das boas.
Bjs!

Silvia Arruda disse...

Sua torta ficou linda!!

Laurinha disse...

Adoro tomate cereja, tem um sabor delicioso. E assim em torta, com uma massa temperada, aiai uma delícia!
Beijinhos,

Fabrícia disse...

Renata,
Que bela torta...combina perfeitamente com o clima que faz por aqui.
Bjs.

Daniel disse...

Fico feliz quando alguém testa e aprova alguma receita do blog :)
Ficou linda a sua torta, não tem idéia do quanto me apetece.

kats disse...

Concordo com o Daniel - mesmo pra quem está cansado de fazer e comer esta torta, olhar pra ela é um pecado. Dá vontade de correr pra casa, abrir uma garrafa de vinho e fazer uma (eu sou a Katia do Multiply linkado aqui).

Glau disse...

Vizinha, amei esta torta!

Glau disse...

Vizinha, estava matutando e acho que farei esta torta, mas no lugar das cebolas colocarei o fundo de alcachofras que ganhei do meu pai! Refogo com bastante alho e cubro com muito parmesão! O que acha?

Blog Widget by LinkWithin