terça-feira, 30 de setembro de 2008

PRÊMIO DARDOS


A querida Téia (Banquetes e Lanchinhos) e a pequena Mão na Massa me deixaram muito feliz ao indicar o Geléia de Rosas para receber o prêmio Dardos, que tem o intuito de "Reconhecer os valores que cada blogueiro mostra a cada dia, seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras…"

Adorei a homenagem, muito obrigada à vocês duas!

Quem recebe esse prêmio deve:
1. Aceitar exibir a distinta imagem e cumprir as regras.
2. Linkar o blog do qual recebeu o prémio.
3. Escolher quinze (15) blogs para entregar o Prémio Dardos.

Como sei que muitos blogues já receberam esse prêmio, e como gosto de muito mais do que 15 blogues, deixo aqui um convite à quem quiser participar e indicar outros blogues que também mereçam o prêmio.

Aproveito para dedicar o prêmio a todos que por aqui passam!

Mais uma vez obrigada pelo carinho.

sábado, 27 de setembro de 2008

CESTINHA DE CAMARÃO AO CURRY COM MAMÃO VERDE


Mamão é o rei da vez no Colher de Tacho. Por não ser uma super fã de mamão, penei um pouco para definir uma receita. Decidi então que iria usar mamão verde por ser um ingrediente novo para mim.

Pensei, pensei, pensei e me lembrei de uma receita de camarão com chuchu da mamãe que é ótima. Se a tal receita feita com chuchu, que é o quarto estado da água (lembram das aulas do primário? sólido, líquido, gasoso e chuchu) fica uma delícia, com mamão também ficaria....

Para dar uma incrementada na apresentação optei por servir em cestinhas de massa semi-folhada, numa versão fingerfood.

Sábado de manhã, fui ao sacolão com minha amiga e vizinha Glau (Madames na Cozinha) comprei um mamão formosa bem verdinho, daqueles de fazer doce mesmo, e partimos para a casa da Glau para uma deliciosa tarde culinária. Antes passamos na loja da Arosa, fabricante de massa folhada para comprar a massa para as cestinhas.


Depois de muito papo, muita louça suja e muita diversão as cestinhas ficaram assim:




O resultado agradou bastante, uma cestinha crocante com um recheio saboroso, com um toque indiano por causa do curry, levemente adocicado por causa do leite de coco.


CESTINHA DE CAMARÃO AO CURRY COM MAMÃO VERDE

- 1 mamão formosa verde pequeno
- 1 kg de camarão descascado e limpo
- as cascas do camãrão (se possível)
- 2 tabletes de caldo de legumes
- 1 cebola
- 2 tomates
- 6 dentes de alho
- 1/2 pimentão verde
- 1 vidro de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê (opcional)
- 50g de castanha de caju
- 1 colher (sobremesa) de curry
- coentro a gosto
- azeite
- sal e pimenta do reino a gosto
- colorau (opcional)
- discos de massa semi-folhada


Ferva as cascas do camarão com os tabletes de caldo de legumes por uma meia hora. Coe e reserve o caldo.
Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente os tomates e o pimentão e refogue mais um pouco. Adicione 1 xícara do caldo de camarão e deixe cozinhar um pouco os temperos. Bata essa mistura com o mixer (ou no liquidificador) para virar uma pasta de temperos. Acrescente o mamão verde descascado e picado em cubos pequenos e o camarão, o azeite de dendê e o colorau (para dar um tom mais vermelho apenas) e deixe cozinhar até amolecer o mamão. Dica: a mistura não deve ter nem muito caldo (ralo) e nem deve estar seco.
Acrescente então o leite de coco, o curry, o coentro picado e as castanhas picadas. Corrija o sal. Deixe mais alguns minutos no fogo para apurar o sabor e está pronto.

PARA AS CESTINHAS: leve os discos de massa semi-folhada ao forno pré-aquecido, em forminhas de empada até que fiquem douradas.

Se preferir pode servir com arroz branco ao invés de colocar nas cestinhas. Fica a gosto do freguês...


quinta-feira, 25 de setembro de 2008

MUFFIN DE CAIPIRINHA DE CAPIM SANTO


No mês de setembro, Leila e Cris pediram Muffins para o Chá da Tarde, e claro, o pedido dessas duas é mais que uma ordem!

Fato é que a blogueira aqui nunca tinha preparado um Muffin na vida, portanto haviam 2 questões a serem resolvidas: o Muffin em si e encontrar uma boa receita.

Fiquei mirabolando algo que pudesse ser diferente, interessante e delicioso e decidi fazer um Muffin de Caipirinha de Capim Santo. Bom, quem acompanha o blog já sabe que sou uma fã incondicional de capim santo, nas mais variadas versões.

Parti então para a parte principal, encontrar uma boa receita.
Não perdi tempo e pedi logo ajuda daquela que para mim é uma das maiores autoridades no assunto Muffin: Valentina do Trem Bom. Ela, incrivelmente fofa como sempre, mandou-me não uma, mas sua melhor receita, que eu adaptei para chegar no seguinte resultado:


Ficou simplesmente delicioso, macio, úmido, leve, pouco doce, ou seja, perfeito, como não poderia deixar de ser, pois vindo de Valentina...

MUFFIN DE CAIPIRINHA DE CAPIM SANTO

- +- 20 folhas de capim santo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 ovos grandes (usei 3 pequenos)
- 1 xícara de sour cream (usei 1/2 de leite e 1/2 de creme de leite fresco)
- 1 colher (chá) leite
- 2/3 xícara de açúcar
- 8 colheres (sopa) de manteiga derretida
- 1 colher (chá) de baunilha
- 1/2 cálice de cachaça
Coloque 12 forminhas de papel dentro da forma de muffin.

Lave as folhas de capim santo e bata no mixer ou liquidificador com o leite (1/2 xícara) até ficar bem verde. Passe por uma peneira e reserve o líquido e os fiapinhos de capim santo.

Em uma tigela grande misture a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela menor misture os ovos, o creme de leite, o leite batido com o capim santo, o açúcar, a manteiga, a cachaça e a baunilha.

Adicione a mistura líquida à seca e mexa ligeiramente com um garfo somente até incorporar. Não é para bater como se fosse bolo, se bater demais a massa vai ficar pesada.

Divida a massa entre as forminhas, de maneira que não ultrapasse 2/3 da forma, e coloque para assar por aproximadamente 20 minutos ou até que, enfiando um palito de dente o mesmo saia limpo.

COBERTURA
- açúcar
- cachaça
Coloque em uma xícara uma quantidade de açúcar e metade dessa quantidade de cachaça e mexa bem para ficar um creminho. Não é para ficar nem muito mole nem muito duro, tem que escorrer ao levantar-se a colher mas não deve estar muito ralo. Acrescente um pouco dos fiapos de capim santo reservados, para dar mais sabor e colorir.

Espalhe essa caldinha por sobre os muffins assados, ainda quentes.

Rendimento: 12 Muffins de comer rezando!

domingo, 21 de setembro de 2008

CAPELLINI NA MANTEIGA DE COCO E CANELA

Mil perdões pela ausência mas essa semana foi uma das mais complicadas no meu trabalho, tive que viajar, tive reuniões, tive que preparar apresentação, enfim, correria total, mas pelo menos tudo valeu a pena.

E como mau fiquei em casa, não tive tempo de cozinhar nada elaborado, então os deixo com esse prato absolutamente simples mas delicioso. Um prato perfeito para dias de correria.

Aliás, a correria é tanta que não dá nem pra medir os ingredientes...

Mas é simples:



CAPELLINI NA MANTEIGA DE COCO E CANELA

- macarrão capellini (ou cabelinho de anjo)
- leite de coco
- manteiga com sal
- canela em pó

Bata no mixer, na batedeira ou mesmo no fouet 1 parte de leite de coco para 1 parte de manteiga até incorporar e homogeneizar.

Ferva a água com bastante sal e adicione o macarrão. Cuidado que esse tipo é tão fininho que cozinha super rápido.

Escorra o macarrão, coloque no prato de servir, acrescente a manteiga de coco, polvilhe a canela e misture tudo muito bem.


O sabor levemente adocicado do coco, no macarrão salgado com um toque de canela é muito interessante e totalmente reconfortante. Vale a pena experimentar.

sábado, 13 de setembro de 2008

NOTÍCIA: MINI WAFFLE DE PARMESÃO VENCE DESAFIO CHÁ DA TARDE



BBC - O blog Geléia de Rosas venceu o Desafio Chá da Tarde, promovido pelos blogs Delishville e From our home to yours, na categoria Sanduíches e Canapés, que aconteceu no mês de Agosto, na blogosfera culinária.

A receita premiada foi: Mini Waffle de Parmesão com Sour Cream e Cebolas Carameladas.

"Procurei criar uma receita que fosse de fácil execução mas que ao mesmo tempo surpreendesse na apresentação e no sabor. E os mini waffles cumpriram bem a proposta, proporcionando um passeio harmônico pelos 4 sabores: Salgado (waffle), Ácido (sour cream), Doce (cebola caramelada) e Picante (pimenta-do-reino)", disse Renata Gaeta, a autora da receita, em seu blog.

Sobre a premiação, a foodie Renata Gaeta disse que ficou extremamente feliz e honrada com o resultado, principalmente por ter competido com outras receitas incríveis. Ela aproveitou a oportunidade para agradecer à Leila e à Cris, anfitriãs do evento, e aos que votaram em sua receita, e para parabenizar a Akemi, do Pecado da Gula e a Simone Izumi do Chocolatria, vencedoras do 2° e 3° lugar respectivamente.

Veja a íntegra do desafio, participantes e premiação aqui e aqui.

No mês de Setembro, o Chá da Tarde desafia os participantes com receitas de Muffins e Cupcakes.

fonte: BBC - Bons Blogs de Culinária

domingo, 7 de setembro de 2008

TORTA DE MAÇÃ AO AROMA DE ROMÃ


A Simone Izumi do Chocolatria criou um desafio muito interessante com base em 2 das melhores coisas da vida: Comida e Música. O desafio consiste em escolher uma música e uma comida que corresponda de alguma maneira a essa música, explicando do porque da relação.

Desde que vi o desafio resolvi que queria homenagear meu cantor preferido: Lenine.

A questão é que eu sou tarada (no bom sentido) pelo Lenine. Suas músicas são incríveis, sua voz é inconfundível, seu sotaque pernambucano é absolutamente delicioso, suas letras então, são de uma poesia e de uma inteligência fora do comum. É música que você ouve até cansar e mesmo assim não cansa. Não podia portanto deixá-lo fora dessa.




Uma manhã, indo para o trabalho, estava ouvindo Lenine no carro (coisa rara diga-se de passagem... rs) e cantando: "meu fá, minha fã, a massa e a maçã" na hora veio o clique: claro uma torta de maçã, tem tudo a ver com essa música...


Meu Amanhã
Lenine

Ela é minha delícia
O meu adorno
Janela de retorno
Uma viagem sideral

Ela é minha festa
Meu requinte
A única ouvinte
Da minha radio nacional

Ela é minha sina
O meu cinema
A tela da minha cena
A cerca do meu quintal

Minha meta, minha metade
Minha seta, minha saudade
Minha diva, meu divã
Minha manha, meu amanhã....2x

Ela é minha orgia
Meu quitute
Insaciável apetite
Numa ceia de natal

Ela é minha bela
Meu brinquedo
Minha certeza, meu medo
É meu céu e meu mal

Ela é o meu vício
E dependência
Incansável paciência
E o desfecho final

Minha meta, minha metade
Minha seta, minha saudade
Minha diva, meu divã
Minha manha, meu amanhã....2x

Meu fá, minha fã
A massa e a maçã
Minha diva, meu divã
Minha manha, meu amanhã
Meu lá, minha lã
Minha paga, minha pagã
Meu velar, meu avelã
Amor em Roma, aroma de romã

O sal e o são
O que é certo, o que é sertão
Meu Tao, e meu tão...
Nau de Nassau, minha nação.

Quase todos os versos falam de algo que pode ser relacionado com uma torta de maçã. Pronto! Isto definido, passemos à escolha da receita.
Duas coisas eram importantes: a receita tinha que ser um escândalo e adaptável para se usar aroma de romã, já que a música pede! rs

Cheguei então nessa receita do Rainhas do Lar e julguei-a perfeita. Era de maçã, tinha requinte e podia levar aroma de romã . Acho que Lenine aprovaria.

Mãos à massa, algumas pequenas alterações por minha conta e o quitute ficou assim:




TORTA DE MAÇÃ AO AROMA DE ROMÃ
(posto a receita já com minhas alterações)

para a massa:
- 250g de bolacha maizena
- 250g de manteiga com sal

Triture as bolachas no liquidificador até virar uma farofa grossa. Despeje em uma tigela grande. Derreta a manteiga sem deixar ferver e misture à farofa até que fique bem úmido. A receita original pedia manteiga sem sal, mas eu acho q o contraste da massa mais salgadinha com o doce do recheio é perfeito. Se preferir pode usar 1/2 da qtde de manteiga com sal e metade sem sal.
Mas lembre-se que Lenine pede sal na música.

Forre uma forma de aro removível de 24cm com a massa, incluive nas laterais. É muito simples, só ir pressionando a massa contra a forma que ela gruda. Não precisa untar a forma. Asse em forno pré-aquecido por uns 5 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada.

para o recheio:
- 5 maçãs vermelhas
- 5 colheres (sopa) de açúcar
- 1 1/2 colher (chá) de canela em pó

Descasque e corte as maçãs em cubinhos. Leve ao fogo baixo juntamente com o açúcar mexendo de vez em quando as maçãs ficarem macias. Separe 1/3 dessa mistura. Bata no liquidificador os 2/3 restantes juntamente com a canela em pó até formar um purê, se necessário acrescente um pouquinho de água. Misture o purê às maçãs separadas e espalhe sobre a massa da torta previamente assada.

para a cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 1/2 caixinha de creme de leite
- 4 gemas
- 2 colheres (sopa) de melado de romã
- 1 envelope de gelatina sem sabor

Despeje o leite condensado em uma panelinha e acrescente as gemas previamente batidas. Misture bem e leve ao fogo baixo, sempre mexendo até encorpar (é rápido). Transfira para uma tigela e acrescente o creme de leite e o melado de romã e mexa bem. Dissolva a gelatina em pó em um pouco de água, acrescente 1 xícara de água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para até encorpar. Não deixe ferver para não perder a capacidade de gelatinização. Misture a gelatina hidratada ao creme, mexa até ficar bem homogêneo e coloque por cima da torta. Cubra com papel alumínio e leve a geladeira até endurecer o creme. De preferência fazer no dia anterior ao de servir.

para finalizar:
- 1 maçã cortada em tiras
- suco de 1/2 limão
- 1 colher (chá) melado de romã
- canela em pó
- 1 canela em pau

Fatie a maçã e leve ao fogo com água e o suco de limão até amolecer ligeiramente.
Retire o aro da forma.
Use as fatias de maçã para decorar a torta. Dilua o melado em um pouquinho de água e espalhe sobre o creme e sobre as maçãs. Polvilhe canela em pós e finalize com o pau de canela.




Quer saber se ficou bom? Ficou uma delícia, suave, leve, interessante. Digna de Lenine...


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

RISOTO AL LIMONE

Acabo de fazer uma descoberta: Risoto é coisa de Gaúcho!

Só pode ser! Pensa comigo, risoto é:

1) fácil de fazer - bom
2) gostoso (pacas) de comer - bom
3) faz a maior vista sempre - bom

bom + bom + bom = Tri bom!

Logo, se Risoto é Tri bom, é coisa de gaúcho, Tchê!

Essa receita é uma criação minha e teve a importante participação da irmãzinha preparar e degustar.

O resultado é um risoto cremoso, puxado no limão siciliano com um toque suave de Lemoncello, e com a "crrocrranci" das sementes de papoula.

Em tempo, "crrocrranci" é a maneira toda charmosa que o mestre Claude tem para dizer crocrância.




RISOTO AL LIMONE

- 1 xícara de arroz carnaroli ou arbóreo
- 1 cebola picada
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de azeite
- suco de 1/2 limão siciliano
- 1 colher de sopa de raspas de casca de limão siciliano
- 1 colher de sopa de Lemoncello
- 3 xícaras de caldo de legumes quente
- 4 colheres de sopa de creme de leite fresco
- 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa de semente de papoulas
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino branca
- 1 colher (café) de noz moscada

Aqueça a manteiga e o azeite. Adicione a cebola e refogue até que comece a murchar (cuidado para não dourar a cebola pois isso escurece o risoto).
Acrescente o arroz e refogue bem. Adicione o suco, as raspas de limão e o Lemoncello e misture.

Adicione 1/2 xícara do caldo de legumes quente e mexa até que quase todo o caldo tenha sido absorvido. Adicione outra 1/2 xícara do caldo e repita o processo até que esteja com uma textura fime mas macia. O importante é mexer sempre para atingir a consistência cremosa. Por último adicione 1/4 de xícara de caldo. Normalmente não é necessário colocar sal, uma vez q o caldo de legumes já é salgado.


Desligue o fogo, adicione o creme de leite, o parmesão, a pimenta do reino, a noz moscada, as sementes de papoula e misture bem.


Desfrute imediatamente!


Glossário:

para

Gaúcho - pessoa que nasce no Rio Grande do Sul
Tri Bom - calão gaúcho, significa que algo é muito bom
Tchê! - calão gaúcho, interjeição
Blog Widget by LinkWithin