quarta-feira, 30 de julho de 2008

LASSI CÍTRICO DE LARANJA E ROMÃ

Seja bem-vindo ao Chá da Tarde, uma iniciativa super bacana das meninas do Delishville e do From our home to yours.



Acomode-se e desfrute um delicioso copo de Lassi, uma bebida leve e refrescante, simples de preparar e perfeita para ocasiões descontraídas.

Essa versão, criada por mim especialmente para este evento, tem uma combinação de sabores surpreendente.




LASSI CÍTRICO DE LARANJA E ROMÃ

- 200ml de iogurte natural
- 250ml de suco de laranja
- 150ml de água gelada
- 1 1/2 colher (sopa) de melado de romã
- 1/4 colher (chá) de cardamomo
- açúcar a gosto
- gelo

Simplesmente bater todos os ingredientes no liqüidificador ou com o mixer e desfutar!


Buen Provecho!

domingo, 20 de julho de 2008

TORTA DE MORANGOS

Lembram que falei, no post do creme de morangos, sobre "a-torta-de-morangos-que-a-mamãe- fazia" ?

Pois bem, aí está!

Aproveitei a enorme caixa de morangos que o marido comprou no Mercadão e fiz a torta... exatamente como eu me lembrava... humm, como é bom recordar sabores de infância...





TORTA DE MORANGOS

MASSA:

- 3 gemas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de maizena
- 1 colher (chá) de fermento
- 1 xícara de (chá) de farinha de trigo

Junte os ingredientes e amasse bem até dar liga.
Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e coloque na geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira, abra a massa com as mãos dentro de uma forma redonda, untada e enfarinhada.
Fure a massa com um garfo e asse em forno pré-aquecido até dourar (aprox. 20 minutos).

RECHEIO:

- 1 1/2 copo de leite
- 2 colheres (sopa) de maizena
- 1 gema
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pacote de gelatina de morango
- morangos picados

Dissolva a maizena e a gema em 1/2 copo de leite, despeje em uma panela e junte o restante do leite e o açúcar. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar (consistência de mingau). Reserve.

Prepare a gelatina de morango conforme as instruções do pacote. Reserve

MONTAGEM:

Sobre a massa assada espalhe o creme. Coloque por cima os morangos picados e por último a gelatina em ponto de clara. Leve à geladeira até endurecer a gelatina e sirva.


Buen Provecho!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

BOLO ALPINO DE CHOCOLATE E MORANGO


♫ Hoje é dia do meu aniversário... parabéns... parabéns... ♪

Adoro aniversário, as pessoas queridas telefonam, mandam mensagens e de quebra sempre ganho muitos presentes.
E em homenagem à blogueira que vos posta, a receita de hoje é o bolo de aniversário lá de casa.
Para mim não é aniversário se não tiver esse bolo, simplesmente porque ele é o melhor, molhadinho, cremoso e pouco doce, devido à mistura dos chocolates ao leite e meio amargo, enfim perfeito...
No caderno de receitas ele se chama Bolo de Chocolate da Lourdes, que é uma amiga querida de muitos anos da mamãe, e que iniciou-nos na tradição do tal bolo.
Dessa vez fiz o bolo com morangos, mas normalmente fazemos só com chocolate mesmo.



BOLO ALPINO DE CHOCOLATE E MORANGOS

MASSA:
6 ovos
15 colheres (sopa) água morna
1 1/2 xícara (chá) açúcar (não muito cheia)
1 1/2 xícara (chá) farinha de trigo
4 colheres (sopa) chocolate em pó (uso Nestlè - do Padre)
1 1/2 colher (sopa) fermento

Bata as claras em neve, com 1/2 xícara de açúcar e reserve.
Bata as gemas na batedeira até ficarem esbranquiçadas, acrescente a água e o restante do açúcar, aos poucos, batendo até ficar cremoso. Adicione a farinha peneirada, o chocolate e o fermento e mexa com uma colher de pau. Misture as claras delicadamente.
Asse em forma retangular untada, em forno pré-aquecido, por aprox. 20 minutos.

CALDA:
2 xícaras água
2 colheres (sopa) açúcar
1 cálice de rum, conhaque ou licor de sua preferência

Ferva a água com o açúcar, apague o fogo e junte o licor.

RECHEIO E COBERTURA:
250g de chocolate em barra ao leite
250g de chocolate em barra meio-amargo
2 latas de creme de leite sem o soro
2 caixinhas de morangos picados (separe alguns para decorar)

Coloque uma panela tampada em banho-maria até aquecer bem e desligue o fogo. Coloque o chocolate picado e tampe. Aguarde alguns minutos, abra a tampa e mexa com uma colher de pau até ficar homogêneo. Acrescente o creme de leite, e se necessário um pouco do soro. Misture bem.

MONTAGEM:
Desenforme o bolo sobre uma tábua ou prato retangular e divida ao meio para ser recheado.
Regue a parte inferior do bolo com metade da calda.
Espalhe metade do creme de chocolate e os morangos picados.
Coloque a parte de cima do bolo, regue com o restante da calda, cubra com o restante do creme e decore com chocolate granulado e morangos.

DICA: esse bolo fica melhor ainda se feito no dia anterior e mantido na geladeira até pouco antes de servir.

Buen Provecho!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

AŞURE


Um dos primeiros blogs culinários que freqüentei foi o Quiche de Macaxeira, não sei nem bem dizer o porquê... alguma busca me levou até lá, entrei, gostei e fiquei.

Não bastasse esse motivo absolutamente justo para participar do evento que a Luna está promovendo, ainda o dito é sobre culinária e literatura, ou seja, 2 coisas das quais quase não gosto...

A receita que preparei para o evento vem de um livro que li e me encantou demais, chamado "De volta a Istambul" de Elif Shafak.

Além de ser muito bem escrito e de ter uma história empolgante, fala de comida e cultura Turca, que junto com a Árabe, são-me quase uma obsessão.

Cada capítulo do livro leva o nome de um ingrediente do Aşure, um doce típico da Turquia, à base de grãos e frutas secas. Aşure mais do que um alimento, significa partilha, e acredita-se também que traz sorte, abundância e felicidade. Partilhar o aşure significa espalhar e aumentar tudo isso.

PARTILHO AŞURE COM TODOS VOCÊS!




"(...) embora estivesse determinada a preparar mais meia dúzia de pratos antes do dia terminar, sem dúvida o item mais importante no cardápio da avó Gülsüm seria a sobremesa: ashure. O ashure era um símbolo da continuidade e estabilidade, epótome da bonança que vinha depois de cada tempestade, por mais assustadora que essa fosse. (...)


AŞURE

1/2 xícara de grãos-de-bico
1 xícara de trigo inteiro, sem a casca
1 xícara de arroz branco
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de avelãs tostadas e picadas
1/2 xícara de pistaches
1/2 xícara de pinhões turcos (o mesmo que snoubar, pinoles)
1 baga de baunilha
1/3 xícara de passas brancas
1/3 xícara de figos secos
1/3 xícara de damascos secos
1/3 xícara de cascas de laranja (usei cristalizadas)
2 colheres de sopa de água de rosas

GUARNIÇÃO:
canela em pó
amêndoas sem pele em lascas
sementes de romã

PREPARO:
A maioria dos ingredientes deve ser deixada de molho em tigelas separadas, no dia anterior, da seguinte forma: cobrir os grãos-de-bico com água gelada, deixando-os de molho de um dia para o outro. O trigo e o arroz devem ser lavados e depois colocados em diferentes tigelas com água. Deixar de molho na água quente os figos, os damascos e as cascas de laranja por meia hora, coar a água e reservá-la; picar as frutas e as cascas de laranja, misturá-las às passas e deixá-las à parte.

COZIMENTO:
Cobrir os grãos-de-bico com água e cozinhar até que fiquem tenros. Em outra panela coloque o arroz e o trigo, 4 xícaras de água e cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente até que fiquem macios.
Acrescentar a água em que as frutas ficaram de molho, o açúcar, as avelãs picadas, os pistaches e os pinhões, e continuar cozinhando e mexendo freqüentemente por uns 20 minutos. Deixar que a mistura engrosse ligeiramente até parecer uma sopa espessa. Acrescentar a baunilha, as passas, os figos, os damascos, as cascas de laranja e o grão-de-bico cozido. Mexer constantemente por mais uns 20 minutos. Desligar o fogo e acrescentar a água de rosas.
Deixar o ashure repousar à temperatura ambiente até esfriar.
Dividir em tigelas, polvilhar canela, enfeitar com lascas de amêndoas e sementes de romã e servir.




Sinopse de "De volta a Istambul"

"Asya Kazanci é uma adolescente rebelde que, sem conhecer a identidade do pai, foi criada em Istambul por sua mãe, a bela e irreverente Zeliha e por três tias: Banu, uma religiosa clarividente; Cercrye, uma viúva amarga, professora de história turca; e Feride, uma hipocondríaca excêntrica. Mustafá, tio de Asya e único homem da família deixou a Turquia há vinte anos e mora em Tucson com uma americana chamada Rose.Armanoush Tchakhmakhchian é a jovem enteada de Mustafá. Filha do primeiro casamento de Rose com um armênio. Armanoush vive entre Tucson e San Francisco, cidade onde reside o pai. Armanoush sente que ali, nos estados Unidos, parte de sua identidade está perdida e que deve descobrir mais sobre o passado de seus ancestrais na Turquia para conseguir começar a viver a própria vida.Sem que ninguém saiba, Armanoush viaja para Istambul, onde é recebido pela família de seu padrasto, Mustafá. Fascinadas com a cultura do país uma da outra, Armanoush e Asya se tornam rapidamente amigas. No entanto, o segredo que lliga as famílias Kazanci e Tchakhmakhchian a trágicos acontecimentos no início do século XX será revelado, e nada mais será como antes, pessoas, relacionamentos, a própria História."


Buen Provecho!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

CREME DE MORANGOS AO PERFUME DE ALECRIM E BALSÂMICO



Morangos são incríveis... são lindos, coloridos, delicados e muito cheirosos.

Gosto de morango é gosto de infância, acho que por causa da torta de morango que mamãe fazia quando eramos pequenas ou dos morangos picados com creme de leite e açúcar que finalizaram tantos almoços da mamãe com suas meninas...

E por isso a mamãe e um das meninas foram convidadas para "atacar" a sobremesa feita especialmente para a participação no Colher de Tacho em homenagem ao Rei Morango. E quando eu digo atacar é literalmente... finalizados os potinhos, a menina passou a lamber o liquidificador, de repente estava praticamente dentro dele... Eu não disse que comer morangos é voltar à infância?

Quer saber se estava bom?
Nas palavras da menina, que além de atacar também fotografou, estava delicado e sofisticado, uma das melhores coisas que ela já comeu na vida...

A receita é uma adaptação minha à da Revista Menu.



- folhas de 2 ramos de alecrim
- 2 bandejinhas de morangos
- 2 colheres (sopa) açúcar
- 2 colheres (chá) de aceto balsâmico
- 1/2 pote de sorvete de creme

Coloque numa panela os morangos lavados (sem os cabinhos), as folhinhas de alecrim, o açúcar e o aceto balsâmico. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os morangos amoleçam bem e se forme uma caldinha (+- 15min). Aproveite para curtir o cheiro que exala do morango e do alecrim...

Retire do fogo, coloque em uma tigela e leve ao congelador por 20 minutos (quente mesmo).

Em seguida bata no liquificador com o sorvete de creme, coloque em potinhos individuais e sirva imediatamente.

Opcionalmente pode-se acrescentar um fio de vinho do porto para dar um toque especial.

Rende 6 potinhos e uma raspa de liquidificador.

POST DEDICADO À OUTRA MENINA QUE MORA NO RIO

Buen Provecho!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

TORTA DE TOMATE CEREJA E CEBOLA

Como dito no post anterior, meus tomatinhos clamavam por virar torta... então fui em busca de uma receita. Mas queria que fosse A TORTA, afinal era um pedido tão especial...

Cheguei nessa e parei.

Não podia ter escolhido melhor, a torta é realmente incrível de sabor e facílima de fazer, até por quem não tem a menor prática. Ela só tem um problema... é pequena, alimenta apenas 2 famintos... portanto, se tiver mais gente em casa faça 2!

Essa torta tem também uma outra versão que é feita no processador e não usa forma de torta. Eu segui a primeira, mas vc pode fazer da maneira que achar mais adequada.




MASSA:

- 1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de salsa fresca
- folhas de 1 galho de alecrim
- 100g de manteiga gelada em pedacinhos
- 1 ovo
- uma pitada de sal

Macere a salsa e o alecrim num pilão. Aqui já começa o prazer... o cheiro que as ervas exalam é delicioso. Em uma tigela grande peneire a farinha, junte as ervas maceradas, a manteiga e o sal. Com os dedos vá amassando até formar uma farofa úmida. Acrescente o ovo e continue a misturar até que fique homogênea. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


Enquanto isso prepare o RECHEIO:

- 2 colheres (sopa) manteiga
- 2 cebolas bem grandes em rodelas finas (ou 3 se forem pequenas)
- ¼ de xícara (chá) de vinho do Porto
- 1 colher (chá) de açúcar
- ervas a gosto (louro, salsinha, tomilho)
- tomates cereja (+- uns 15)
- folhas de manjericão
- 50g de queijo parmesão ralado (do bom!)
- Sal e pimenta do reino a gosto

Numa panelinha derreta a manteiga, junte as cebolas e uma pitada de sal e quando amolecerem, acrescente o vinho, o açúcar e as ervas. OJO: as cebolas vão ficar com uma cor rosada linda e muito adocicadas! Mantenha no fogo, mexendo de vez em quando até que fiquem quase caramelizadas. Adicione o sal e a pimenta do reino moída. Retire do fogo e deixe esfriar.
Corte os tomatinhos em fatias (+- 0,5cm) e reserve.


MONTAGEM:

Tire a massa do plástico, coloque sobre uma superfície enfarinhada e abra com um rolo (OJO: se não tiver um rolo, utilize uma garrafa de vidro (tipo cerveja) envolta em filme plástico) até que fique um círculo maior que a forma. Usei uma forma de torta de 20cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Coloque a massa aberta dentro da forma e acerte as bordas laterais. Espalhe a cebola já fria por todo o fundo da torta, por cima eas folhas inteiras de manjericão (no meu caso também da hortinha), espalhe então o queijo e por fim arrume os tomatinhos lado a lado até que cubra todo a a torta. Acrescente uma lágrima de azeite sobre os tomates, salpique sal e pimenta do reino e leve para assar em forno pré-aquecido por uns 30min ou até que as bordas fiquem firmes e douradas.

Retire do forno e sirva acompanhando uma saladinha verde...





Buen Provecho!
Blog Widget by LinkWithin